jump to navigation

PV de “Ganbaranakutemo ee nende!!” – S/mileage julho 24, 2010

Posted by Thiago3T in PV, Review, S/mileage, Singles.
Tags: , , ,
trackback

Já tinha saído o PV de “Ganbaranakutemo ee nende!!” faz um tempo, mas somente agora que iremos fazer uma review aqui. E com uma novidade: o dois integrantes do blog, eu e a Cake, vamos expor nossas opiniões sobre um PV, em um mesmo post.


*****

Cake

Vamos lá então. Aqui é a Cake e eu vou falar a minha opinião sobre o novo PV do S/mileage, “bolinhabolinha Ganbaranakutemo ee nende!!”. Por favor, saibam que eu sou uma grande mega hiper fã do grupo e das garotas, e peço que ninguém fique chateado com o que eu vou dizer, já que eu estou tentando ser o mais justa e racional o possível!! >_<

Sejamos diretos: a grande verdade é que o PV não é ruim. Tem umas montagens muito bacanas e foi muito bem feito. Ruim são a música e a dança.

A música até que não seria ruim se não tivessem aqueles efeitos sonoros de ‘pulos’, como se o S/mileage fosse do circo, e se o dialeto kansai não estivesse parecendo tão forçado. Um bom exemplo do uso desse dialeto é em “Osaka Koi no Uta”, do Morning Musume, onde combinou infinito com o estilo da música, e ainda nem é percebido direito. Bom, em relação á isso eu preciso ouvir o b-side, que não vai ser no dialeto de Osaka (nome: Ganbaranakutemo iin da yo!), e ver se a música melhora um pouco sem ele.

Agora, não há absolutamente nenhuma salvação para aquela dança. O que há com as pernas de caranguejo nas coreografias do S/mileage?? E aquele chute mega estranho no refrão? E elas poderiam ter usado a bengala tão melhor!! ç_ç (até ficou legal na parte do solo, onde uma dá a bengala pra outra e tals, mas…)

Achei que o PV ia melhorar minha imagem da música, já que as roupas são absolutamente as mais lindas de todo o H!P, e as garotas são fofas ao extremo, transbordando de talento para ser mostrado… Mas não. Eles vão lá e fazem um PV que, sinceramente, eu teria vergonha de dizer que adoro e mandar pros meus amigos. Qual é o público pra isso? Só pode ser crianças! Nenhum adolescente na moda, em Tokyo, iria querer imitar o estilo do grupo. Bom, wotas são criaturas do submundo além da minha compreensão, então quem sabe eles gostem, mas… Se eu fosse um tiozão de 40 anos que gostasse disso eu iria preferir viver numa caverna.

Ai ai ai. Continuo gostando muito do S/mileage, mas eu acho isso tudo aí muito forçado. Aliás, a música/PV me lembrou um pouco “Otona ni Naru tte Muzukashii!!!”, que é o indie single que eu menos gosto (mas que é bem melhor que esse single o_o).

Só espero que o Tsunku acorde e veja que as ultra-idols em potencial que ele tem em mãos NUNCA vão vender milhões de cópias com essas coisas ‘-‘ ~ Agora, se o S/mileage vender mais de 50 mil cópias com essa música, eu calo a minha boca e vocês podem tacar pedras em mim. Desculpem qualquer coisa, povo ._.

*****

Thiago3T

Depois do bom “Yume Miru Fifteen”, S/mileage chega com seu segundo major single “Ganbaranakutemo ee nende!!”, sendo o oposto de seu antecessor e voltando ao estilo mais infantil do grupo. A começar pelo cenário e roupas, mas sem perder o padrão do estilo. Como a Cake disse, as roupas estão muito bonitas. E são dois cenários, que diferenciam pela mudança da posição das nuvens, banco e lustre e a troca da cor do fundo. Pode se algo simples, mas combina com a proposta do vídeo e música.

Curiosa, mas legal, a câmera na laterais quando elas estão cantando, ao estilo do CQC (a que ficam com o Rafinha e o Luque na mesa de apresentação). Um jeito para dar mais destaque em Saki e Kanon, que geralmente costumam ficar “no canto” . E elas souberam aproveitar bem isso, olhando para a câmera quando cantam. Aliás, Kanyon estáo cada vez me chamando a atenção. A voz dela, no momento, parece ser a melhor do grupo, junto com Yuuka. Acho que Kanon vence em poder cantar mais tipos de música. Yuuka parece ter um pequena limitação, por ter a voz mais fina/aguda. Mas nada que a prejudique, apenas estilo.

Sobre a dança, só pelo fato de usarem a bengala já traz uma certa dificuldade a mais. Existe alguns passos legais, como o do começo do PV e no solo, como a Cake disse. Mas o refrão é muito estranho mesmo. Acredito que a intenção foi tentar recriar Chaplin. Principalmente quando elas andam, em dobrar um pouco as pernas. Coisa que o personagem fazia. Mas o resultado nesse PV foi um pouco infeliz. Quem sabe com a Another ver. do vídeo posse mudar a opinião, ou mesmo vendo o Dance Shot. A minha dúvida fica se os japoneses conhecem realmente quem é Chaplin….

A música é boa, mas . Os efeitos de pulo e afins que a Cake critica, parece, para mim, ser adequado a música. O grupo é novo e o mais infantil do H!P, dentre os oficiais. Então, é mais tolerável. É tipo o Berryz ser o grupo a pagar alguns micos com roupas (de macacos, peixes e, mais recentemente, frutas). E até as caretas que elas fazem durante o vídeo durante reforça (o que gostei, Wada e Kanon fazem umas bem engraçadas)

“Otona ni Naru tte Muzukashii!!!”, que é tema do anime infantil Hime Chan!, também fala sobre a dificuldade de ser adolescente, de um jeito mais infantil/kawaii. O tema deste single parece ser similar.

Os wotas japoneses preferem que suas idols agem como crianças, por terem a sensação de poderem cuidar delas (o anime Lucky Star comenta sobre isso). Mas esse é outro assunto, que poderá ser comentar em post futuro. E só ressaltar que tem uma parcela do público do H!P que é feminina e infantil também. E lendo comentários, a maioria foi positiva achando o PV muito engraçado.

Do dialeto kansai, não irei comentar. Já saber japonês é difícil para quem não é, imagine um dialeto. E esse tema sempre é retratado com humor em mangás e animes.

Outro destaque, que sempre venho elogiando, é a edição do PV. Novamente muito bem feita, sabendo fazer a mudança de acordo com a música e usando bons efeitos.

Acho que single será um bom termômetro para conhecemos um pouco mais da mentalidade do público wota japonês. Singles que normalmente temos elogiado aqui, não tem surtido agradado tanto eles, sendo que eram mais rock ou maduro. O próprio debut do S/mileage, “Yume Miru Fifteen”, era algo mais adulto, foi bastante elogiado (inclusive por mim) e vendeu bem. Lembrando que por ser um debut, as vendas costumam ser maiores (também ter maior promoção). Saberemos com este, mais infantil, irá responder essa dúvida, ou simples ressaltar a baixa de popularidade que o H!P está.

*****

”Ganbarankutemo ee nende!!” será lançado dia 4 de agosto.

Comentários»

1. Marcelo_N_C - julho 24, 2010

Parecem criticos de cinema comentando o Oscar…. 8 / A sonoridade ta perfeita como sempre, as cores e a iluminação estão otimas e as nossas cantorinhas fofas est~~ao cantando felizes em um novo ambiente… agora cabe aos wotas comprarem os CDs pra sustentaro grupo e a nós, brasileiros HP’ fans, curtir mais essa variação musical/teatral das nossas cantantes fofas…

2. peterg3n - julho 24, 2010

Bem, sempre tenho teorias estranhas e argumentos malucos…mas uma coisa eu tenho certeza, não existem regras 100% válidas em nada e nenhum comentario é 100% imparcial, se não gostamos apostamos que os outros não vão gostar. Eu sinceramente achei a musica boa, se comparada aos outros singles pode parecer fraca inclusive no uso de recursos vocais e firulas que o Tsunku faz as meninas fazerem, poderia ter mais ja que é uma das marcas registradas de todas e não deixa a Wada tão apagada (ops rimou). A dança tem alguns momentos meio vazios como quando elas saem do microfone para fazer uma coreografia. Aliás, o fato de ter um microfone ali limita muito a coreografia. E as meninas altas sofrem com aquela dancinha do refrão, nas exibições ao vivo no meio da musica a Yuka ja não levanta muito a perna. Discordo da Cake em relação aos efeitos da musica, Hello! Project sempre foi um universo de possibilidades capaz de atrair gente de todas as idades e quem é fã conhece bem o estilo de cada grupo, ou ao menos pode esperar coisas assim. Achei que arriscaram bem e que isso até eh algo nescessario pro crescimento do grupo, se não for sucesso, paciencia, eh apenas o segundo major. Não aposto se vai ser sucesso, apenas posso dar minha opnião que acho que vai ser sucesso sim. As musics que mais venderam no HP de alguns grupos ou unit (ex: Love Machine, Koi no Dance site, Chokkoto Love, Dschings Kahn, Jankepyon etc) foram musicas que alguns falariam, nossa que infantil. ou nossa que brega, ou nossa que ridiculo. Por isso digo que não se pode prever o comportamento dos outros soh com a nossa impressão.

3. Fe Mota - julho 26, 2010

Na minha opinião S/mileage sempre teve os melhores PV’s atualmente do H!P ao lado do Buono!. Com este não foi diferente. fugindo do padrão de PV’s de artistas mais conceituados no H!P.
O efeito sonoro que teve lembra-me Aya Matsuura com a música Ne~e. Aliás volta Ayaya nós precisamos de vc ^^
É um grupo que tem muita energia.
Adorei o PV e a música.
Quero que venda bem, pois terá concorrencia forte na semana.

4. alo - agosto 1, 2010

eu gostei e pronto ^^


Deixe um comentário

